Segurança e infraestrutura serão o foco de Itanhaém em 2020

Marco Aurélio faz balanço do ano e fala sobre as expectativas para o próximo

A partir desta segunda-feira (23), o Portal Mais Santos divulgará diariamente uma entrevista com os prefeitos das cidades que compõem a Baixada Santista sobre o balanço de 2019 e as expectativas para 2020.

Para iniciarmos a série de matérias, o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes dos Santos, contou ao portal sobre a previsão orçamentária para o próximo ano, os investimentos em segurança, infraestrutura dos bairros e os pontos da cidade que o executivo dará mais atenção.

Foto: Divulgação

Quais os principais desafios enfrentados pela sua Administração em 2019? O que faltou na sua opinião?

A Administração Municipal vem desencadeando uma série de ações para garantir segurança aos munícipes. Além da implantação de câmeras do modelo OCR (que realizam a leitura de placas de automotores e identificam veículos roubados), a Cidade investe em novas viaturas, equipamentos e armamento para a Guarda Civil Municipal (GCM).

A segurança é sempre um dos pontos que precisa de investimentos constantes e, principalmente neste período de temporada, em que a população flutuante aumenta de forma considerável. Quais são os investimentos para a temporada 2019/2020?

Para assegurar o reforço da segurança pública na temporada do verão 2019/2020, a Cidade receberá 141 policiais militares, além de 95 guarda-vidas para reforçar o trabalho nas praias.

Ressalte um setor em sua cidade que recebeu, ou não, investimento e que terá uma atenção ainda maior em 2020.

Atualmente, foi criado o Programa Mais Itanhaém, sendo o maior plano de investimento em infraestrutura nos bairros da história da Cidade, com a instalação de mil pontos de iluminação pública, mais 300 câmeras de monitoramento inteligente e a parceria com Programa Detecta da Polícia Militar, que aumentarão a eficiência do Programa Cidade Segura, melhorando consideravelmente os índices de segurança e bem-estar nas regiões mais vulneráveis e afastadas da área central.

Qual a previsão orçamentária de sua cidade e de que forma esse dinheiro será aplicado e revertido para o seu cidadão?

A previsão orçamentária para Itanhaém é de R$167.348 milhões. Esse valor será investido em saneamento básico, programas da saúde, educação e infraestrutura dos bairros, como pavimentação e drenagem.

Destaque pelo menos 3 pontos, ou setores, que irão ganhar investimento e um olhar mais aprofundado para o próximo ano?

Até o final de 2020, o programa Mais Itanhaém levará obras estruturais aos bairros durante a 4ª etapa do Programa Minha Rua Melhor. Nesta nova fase, a expectativa é atingir a marca de 90% de vias pavimentadas (cerca de 14 km).

Outra questão para o ano é uma solução para alagamentos causados em períodos chuvosos no Município, que é o Programa Canais de Itanhaém. Esta é a principal razão para a construção de cinco canais subterrâneos que visam combater os problemas de enchentes em regiões como o Belas Artes, o Corumbá e o Cibratel I e II.

Além disso, a Prefeitura assinou com a Sabesp convênio histórico que elevará para 98% a abrangência das redes de água, coleta e tratamento de esgoto, posicionando Itanhaém no patamar das cidades mais saudáveis do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *