Itanhaém implanta serviço de telemedicina para tirar dúvidas

Da Redação

Moradores de Itanhaém devem ter à mão este número de telefone: (13) 3421-4413. Trata-se do atendimento a partir do serviço de telemedicina implantado pela Prefeitura, que oferece atendimento médico a distância. Após pré-agendamento, o médico de plantão conversará com o paciente em isolamento domiciliar por meio de videoconsultas, tirando dúvidas em relação a sintomas e procedimentos sobre a Covid-19 e outros temas de saúde.

O canal de comunicação atende a população de segunda a sexta-feira (inclusive nos feriados), das 8 às 17h, somente pelo telefone citado. O serviço é ofertado após triagem pela central de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde, além de notificações de pacientes que apresentam quadro gripal e foram atendidos em uma das Unidades de Saúde da Família ou Unidade de Pronto Atendimento. Detectada a suspeita do caso, uma equipe da saúde fará o monitoramento no período da quarentena (14 dias após o início dos sintomas).

Avaliação – Antes de receber a confirmação do pré-agendamento por mensagem pelo WhatsApp, o paciente passará por avaliação de uma equipe multiprofissional (fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, dentistas e médico) que responderá perguntas referentes aos sintomas, contaminação, maneiras de frear o contágio, tratamento, quando procurar uma unidade de saúde.

A Prefeitura de Itanhaém assegura que o teleatendimento garante segurança e sigilo dos dados dos pacientes, pois segue o padrão americano de criptografia avançada AES e está de acordo com a General Data Protection Regulation (GDPR), a Lei Geral de Proteção de Dados europeia. No Brasil, o Governo Federal sancionou lei que regulamenta, em caráter emergencial, atendimentos médicos a distância durante a crise do coronavírus.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

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